Como se costuma dizer, a enologia começa na vinha… E é bem verdade… Desde a Poda, com implicação na produção que esperamos obter, até à maturação da uva, com a formação de compostos importantes como açucares, ácidos orgânicos, os fenóis e os precursores aromáticos que apresentam papel importante na qualidade da uva.

Hoje falemos só do impacto do azoto na adega, porque em excesso na vinha também trás problemas… E muitos. Assim… Como todos sabemos, as práticas agronómicas adoptadas na vinha, apresentam forte impacto no equilíbrio da uva, em função do seu potencial enológico ou perfil de vinho desejado, mas uma vez vindimadas são as leveduras que jogam papel importante no perfil sensorial do vinho com o moldar de compostos secundários associados aos aromas.

Sendo o Azoto a fonte de energia das leveduras, pretendemos reduzir o risco de paragem de fermentações e de produção de compostos indesejáveis, como tal, a gestão do azoto na vinha é essencial.

A gestão do azoto na vinha passa muito pela elaboração de um balanço húmico, que mais não é que uma relação do Azoto que entra no nosso solo (resíduos de poda e folhas, adubações verdes, teor de matéria orgânica e nitratos da água de rega) e as exportações de nutrientes da cultura (pelas produções), este balanço dará origem a um plano de fertilização que permitirá descobrir a quantidade de fertilizante a aplicar para produção que prevemos para cada parcela ou área de vinha.

A contabilização do azoto torna-se assim essencial, porque as fertilizações “chapa 5” deixam de fazer sentido quando pretendemos aumentar a sustentabilidade ambiental e económica do negócio… E não esquecendo que a gestão do azoto no solo pode ter um impacto tremendo na paisagem vitícola da exploração sendo uma mais valia para os projetos associados ao Enoturismo.Imagem 264

O nível adequado pode ser difícil de atingir na vinha, mas mais difícil é, se não o contabilizamos… Acima de tudo a optimização do azoto, na vinha e na fermentação, pode contribuir para aumentar a qualidade do vinho e portanto representar um valor acrescentado.

Se pretende ter um plano de fertilização independente e diferenciado…[scbutton link=”http://www.agrosustentavel.com/contactos/” target=”blank” variation=”sea_blue” size=”small” align=”none”]Entre em Contato…[/scbutton]